Por que inverter a aula? – Razão 3

Sala de aula invertida

A inversão cria condições para que os alunos pausem e “rebobinem” o professor

Sabemos que toda instituição tem em seus projetos de curso uma grade curricular com disciplinas, ementas, objetivos e tudo o que envolve o que é preciso ensinar. Por outro lado, esperamos que os estudantes dominem certo conjunto de conhecimentos, e sempre esperamos que compreendam nossas exposições, sejam de forma expositiva, por meio de atividades, pesquisas, discussões etc.

No entanto, mesmo fazendo nosso melhor enquanto professores, há sempre estudantes que tem dificuldade de aprendizagem de um ou outro conceito ou conteúdo.

Quando invertemos a sala de aula, transferimos o “controle remoto” para estudantes. Conceder aos eles a capacidade de pausar os professores é uma inovação realmente revolucionária, segundo Bergmann.

Pausar o professor é um recurso poderoso por muitas razões. Obrigar todos os alunos a se sentarem em fileiras de carteiras bem arrumadas e ouvir o professor explicar com eloquência sua especialidade nem sempre é um meio eficaz de se comunicar com eles.

Geralmente avançamos com muita rapidez na opinião de alguns estudantes, e com muita lentidão para outros. Os mais “ligeiros” compreendem rapidamente e logo ficam entediados, enquanto os estudantes mais dificuldade de entendimento, demoram mais para compreender. Inevitavelmente, sempre que clicamos na seta e passamos para o slide seguinte, um pequeno grupo de alunos protesta e pede que retornemos ao slide anterior.

Isso já aconteceu com você? Comigo sim, muitas vezes!

Quando damos aos estudantes a capacidade de “pausar o professor”, eles têm a chance de visualizar a exposição em seu próprio ritmo. Recomendamos, em especial, aos alunos mais vagarosos que usem sem inibição o botão de retrocesso, para que ouçam nossa explicação mais uma vez e a absorvam profundamente.

Por outro lado, temos alunos que com frequência ficam enfadados porque, para eles, o professor está progredindo muito devagar. Então se desejarem, podem usar a função de aumentar a velocidade de visualização. Este tipo de recurso já tem na maioria dos player e inclusive no Whatsapp, sabia? O recurso de “pausar o professor” ajuda esses estudantes no gerenciamento do tempo.

Lembramos aqui que os vídeos preparados pelo professor são em sua maioria conceituais e por isso o estudante assiste os mesmos de forma assíncrona.

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Um abraço!

Profa. Márcia Loch

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Referência

BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2018.


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