Você utiliza a Sala de aula invertida?

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A sala de aula invertida, também conhecida como flipped classroom, é uma abordagem pedagógica que inverte a forma tradicional de ensino, em que o professor ministra aulas expositivas em sala de aula e os alunos realizam atividades e tarefas em casa.

Na sala de aula invertida, os alunos recebem os conteúdos teóricos por meio de recursos digitais, como vídeos, podcasts, textos, entre outros, para serem estudados em casa. Em seguida, em sala de aula, o tempo é dedicado a discussões, atividades práticas, trabalhos em grupo, projetos e outras atividades que ajudam os alunos a aplicar e consolidar o que aprenderam.

Dessa forma, a sala de aula invertida busca tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico e colaborativo, ao mesmo tempo em que permite que os alunos aprendam no seu próprio ritmo e de acordo com suas necessidades individuais. O papel do professor também se transforma, passando de um transmissor de conhecimento para um facilitador da aprendizagem, orientando e auxiliando os alunos durante todo o processo educativo.

Para utilizar a sala de aula invertida de forma eficaz, o professor deve seguir algumas etapas:

  1. Planejamento: o professor deve planejar cuidadosamente os conteúdos que serão ensinados e como serão apresentados aos alunos por meio de recursos digitais. É importante que esses recursos sejam escolhidos de acordo com o nível de conhecimento dos alunos e suas necessidades individuais.
  2. Orientação aos alunos: é importante que o professor oriente os alunos sobre como acessar e utilizar os recursos digitais que serão usados na sala de aula invertida. Isso pode incluir um tutorial ou um treinamento para ajudá-los a usar a tecnologia.
  3. Verificação do aprendizado: o professor deve verificar se os alunos compreenderam os conteúdos teóricos apresentados nos recursos digitais antes de irem para a sala de aula. Isso pode ser feito por meio de questionários, exercícios ou outras atividades de verificação.
  4. Atividades em sala de aula: em sala de aula, o professor deve planejar atividades práticas, discussões e trabalhos em grupo que ajudem os alunos a consolidar o que aprenderam e a aplicar os conceitos teóricos em situações reais.
  5. Feedback: o professor deve fornecer feedback constante aos alunos sobre o seu desempenho, incentivando-os a melhorar e a desenvolver habilidades de pensamento crítico e resolução de problemas.
  6. Avaliação: é importante que o professor avalie regularmente o desempenho dos alunos, utilizando diferentes métodos e técnicas de avaliação para medir o seu progresso.

Em resumo, o professor deve agir como um facilitador da aprendizagem, orientando e auxiliando os alunos durante todo o processo educativo, e enfatizando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

A sala de aula invertida pode ser uma abordagem pedagógica eficaz se o professor planejar cuidadosamente o seu uso e adaptá-la às necessidades dos seus alunos.

Saiba mais no curso SALA DE AULA INVERTIDA. Te espero lá!

Um abraço!

Profa. Márcia Loch

Meus contatos: https://linktr.ee/marcialoch


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