Reflexões sobre diagnóstico e intervenção para TEA

Postado em 3 de outubro de 2024

Nesta disciplina de “Diagnóstico e Estratégias de Intervenção para TEA”, estou compreendendo, de forma mais profunda, os desafios que envolvem o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tenho refletido muito sobre como é crucial para nós, educadores, não só reconhecer os sinais precoces de TEA, mas também saber como adaptar nossas práticas pedagógicas para garantir uma educação inclusiva.

Algo que me chamou muita atenção até agora é a importância de um diagnóstico multidisciplinar e cuidadoso. O diagnóstico precoce pode abrir portas para intervenções que, quando aplicadas no tempo certo, impactam diretamente o desenvolvimento das habilidades sociais, de comunicação e acadêmicas dos alunos. Estou cada dia mais convencida de como a neurociência tem contribuído para tornar esse processo mais preciso e para nos oferecer ferramentas para atuar de forma mais eficaz junto às crianças e suas famílias.

Além disso, as estratégias de intervenção que estamos estudando são extremamente práticas e voltadas para o dia a dia do contexto educacional. As intervenções comportamentais, a utilização de tecnologias assistivas e as metodologias que promovem a interação social são tópicos que estou aprendendo nesta pós-graduação e nesta disciplina. Acredito que cada estratégia tem o potencial de ser um divisor de águas na vida de uma criança, principalmente quando encontramos a abordagem que mais combina com o perfil de cada aluno.

Aprender sobre abordagens individualizadas me faz pensar em como podemos criar ambientes de aprendizado que valorizem o potencial de cada criança, levando em consideração suas necessidades, interesses e habilidades únicas. Mais do que incluir, é sobre pertencer — fazer com que cada aluno sinta que faz parte da escola e que suas particularidades são respeitadas e incentivadas.

O aprendizado nesta disciplina está me levando a refletir sobre o papel transformador da educação inclusiva e sobre como, ao capacitar professores e equipes pedagógicas, podemos oferecer um ensino que realmente atenda a todos. Afinal, cada aluno é único e merece uma educação que reflita e respeite essa singularidade. Infelizmente, nos cursos de licenciatura no Brasil, este conteúdo não é abordado ou é apresentado de forma muito superficial.

Deixo aqui também um material apresentado na disciplina chamado Marcos de desenvolvimento do CDC, que leva em consideração o desenvolvimento de crianças de 2 meses a 5 anos. Clique aqui para ter acesso. Pode ser usado na escola e pelos familiares/responsáveis.

Um abraço e até a próxima!

Profa. Márcia Loch
Mais informações aqui.


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