Por que inverter a aula? – Razão 2

Página do meu curso Sala de aula invertidahttps://bit.ly/3dBi5nq 

Neste texto vamos abordar três razões que os autores do livro Sala de aula invertida descrevem para sugerir aos professores a inversão de suas aulas tradicionais.

2.1 A inversão ajuda os estudantes ocupados
Os estudantes de hoje são muito, muito, muito ocupados. Em geral, estão sobrecarregados, alternando entre diversas atividades. Muitos estudantes, de todos os níveis de ensino, estudam um período, fazem cursos ou entro, trabalham, cuidam da casa, dos pais, dos irmãos, dos filhos etc. Na sala de aula invertida os conteúdos teóricos que seriam ensinados em sala de aula, agora são ensinados por meio de vídeos (elaborados preferencialmente pelo professor). Sendo assim, os estudantes podem optar por acelerar o próprio ritmo e avançar com os conteúdos e atividades.

2.2 A inversão ajuda os estudantes que enfrentam dificuldades
Bergmann (2018), afirmou que quando lecionavam da maneira tradicional, os alunos que recebiam a maior parte da atenção eram os melhores e os mais brilhantes — aqueles que levantavam a mão primeiro e faziam ótimas perguntas. Nesse contexto, o resto dos estudantes ouvia passivamente as conversas com os colegas que mais participavam. No momento que o professor adota a inversão da aula o seu papel muda: o professor promove debates e atividades práticas e percorre a sala atendendo os estudantes com mais dificuldade. Não significa dizer que os melhores estudantes são ignorados, mas grande parte da atenção já não se concentrará mais neles.

Saiba como inverter sua aula adquirindo o meu curso: METODOLOGIAS ATIVAS: A SALA DE AULA INVERTIDA – Link: https://bit.ly/3dBi5nq.

Veja também o curso: METODOLOGIAS ATIVAS: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP) – Link: https://bit.ly/3QNbi8x.

Um abraço!

Profa. Márcia Loch

 + informações e contato comigo
—————————————————-
– Linktree: https://linktr.ee/marcialoch
– Página do curso Sala de aula invertidahttps://bit.ly/3dBi5nq 
– Página do curso Aprendizagem baseada em projetoshttps://bit.ly/3QNbi8x 

Referência

BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2018.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*

Whatsapp