O tempo da aula: qual o seu?

Postado em 31 de agosto de 2022

Uma das principais características da sala de aula invertida se refere as responsabilidades e atividades que os estudantes devem fazer fora e dentro da sala de aula – física ou digital, síncrono ou assíncrona.

Neste texto vamos falar de forma resumida o principal aspecto referente ao tempo sugerido para cada atividade e ações do professor e dos estudantes em sala de aula síncrona. Apenas lembrando que são sugestões, pois cada um dos tempos vai depender muito da disciplina, da turma, do nível de maturidade e responsabilidade da turma e do planejamento prévio do professor para a aplicação.

No modelo tradicional, os estudantes geralmente comparecem à aula com dúvidas sobre alguns pontos relacionados a atividades obrigatórias e que valem nota ou dúvidas sobre algum texto ou vídeo que leu ou assistiu nos dias anteriores. Na maioria das vezes o professor dedica os primeiros minutos para atividades de aquecimento e explicações dos pontos obscuros e das dúvidas que os estudantes pontuaram no início da aula. Após as explicações, a maioria dos professores inicia novo conteúdo, explicando geralmente em modelo “expositivo-dialogado” por mais alguns minutos e logo chega o fim da aula. Geralmente os professores passam novas atividades ou deveres de casa e assim a aula termina. Quando há mais tempo de aula, é possível que o professor passe alguma atividade prática, seja em grupo ou individual e continue com explicações sobre novos conteúdos (se der tempo).

RESUMINDO: o tempo da aula é o tempo para o conteúdo/teoria. O tempo para a prática e atividade, o estudante faz em casa.

No modelo de sala de aula invertida, o tempo da aula síncrona é totalmente reestruturado, pelo menos em parte dele. Os estudantes ainda fazem perguntas sobre o conteúdo que lhes foi transmitido pelos vídeos, textos sugeridos, atividades, exercícios, pesquisas etc. Neste caso o professor usa os primeiros momentos da aula para responder. Dessa maneira, são esclarecidos os equívocos antes que sejam cometidos e aplicados incorretamente. O restante do tempo da aula é utilizado com práticas mais extensas e/ou para a solução de problemas, preferencialmente reais. Quando utilizado a metodologia baseada em projetos em sintonia com a sala de aula invertida o tempo da aula/encontro vai servir para os grupos trabalharem em seus projetos reais.

RESUMINDO: o tempo da aula é o tempo para a prática.

Você professor deve estar se perguntando: por onde eu começo?

E eu respondo: comece devagar. Escolha uma competência e algumas habilidades, conteúdos e recursos didáticos relacionados, atividades e comece o planejamento.

Te ensino neste curso: METODOLOGIAS ATIVAS: A SALA DE AULA INVERTIDA como fazer isso. Preparei vários vídeos inéditos e atuais, falando do passo a passo e por onde começar. Tenho certeza de que no final você estará apto para aplicar com competência e motivação esta nova prática pedagógica.

Um abraço e te aguardo lá no curso!

Profa. Márcia Loch

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