Componentes da metodologia baseada em projetos (ABP)

O que é a ABP?

• A aprendizagem baseada em projetos (ABP) é uma das mais eficazes formas disponíveis de envolver os alunos com o conteúdo de aprendizagem e, por essa razão, é recomendada por muitos líderes educacionais como uma das melhores práticas educacionais na atualidade.

• A ABP é um formato de ensino empolgante e inovador, no qual os alunos selecionam muitos aspectos de sua tarefa e são motivados por problemas do mundo real que podem, e em muitos casos irão, contribuir para a sua comunidade.

• A ABP pode ser definida pela utilização de projetos autênticos e realistas, baseados em uma questão, tarefa ou problema altamente motivador e envolvente, para ensinar conteúdos acadêmicos aos alunos no contexto do trabalho cooperativo para a resolução de problemas.

• A ABP aumenta a motivação para aprender, trabalhar em equipe e desenvolver habilidades colaborativas, hoje ela é recomendada como uma técnica de ensino do século XXI.

• Um método sistemático de ensino que envolve os alunos na aquisição de conhecimentos e de habilidades por meio de um extenso processo de investigação estruturado em torno de questões complexas e autênticas e de produtos e tarefas cuidadosamente planejados.

Saiba mais no curso: METODOLOGIAS ATIVAS: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP).

Os principais componentes da metodologia baseada em projetos (ABP), incluindo os recursos didáticos, são os seguintes:

  1. Questão central ou problema desafiador: O projeto começa com uma questão central ou um problema desafiador que os alunos devem investigar e resolver. Essa questão ou problema deve ser relevante, estimulante e relacionado ao conteúdo do projeto.
  2. Investigação e pesquisa: Os alunos são incentivados a realizar investigações e pesquisas para obter informações e conhecimentos relevantes relacionados à questão central do projeto. Isso envolve a coleta de dados, análise de informações e pesquisa em diferentes fontes. Os recursos didáticos podem incluir livros, artigos científicos, revistas, vídeos, materiais online, bancos de dados, entre outros.
  3. Colaboração e trabalho em equipe: A ABP frequentemente envolve a formação de equipes de alunos que trabalham juntos para realizar o projeto. Os recursos didáticos podem incluir atividades de colaboração, como discussões em grupo, debates, fóruns online, onde os alunos podem compartilhar ideias, trocar informações e colaborar para resolver problemas.
  4. Plano de ação e etapas do projeto: Os alunos elaboram um plano de ação que detalha as etapas necessárias para realizar o projeto. Os recursos didáticos podem incluir modelos de planos de ação, guias passo a passo, listas de verificação ou roteiros que ajudam os alunos a organizar suas atividades e acompanhar seu progresso.
  5. Aplicação prática e criação de produtos: A ABP enfatiza a aplicação prática do conhecimento adquirido pelos alunos. Os recursos didáticos podem incluir atividades práticas, experimentos, simulações, estudos de caso, projetos de design, entre outros, que permitem aos alunos aplicar o conhecimento e criar produtos ou soluções tangíveis que demonstrem sua aprendizagem.
  6. Reflexão e avaliação: Ao concluir o projeto, os alunos são incentivados a refletir sobre sua experiência e avaliar seu próprio trabalho. Os recursos didáticos podem incluir atividades de reflexão, como perguntas orientadoras, diários de aprendizagem, rubricas ou instrumentos de avaliação que ajudam os alunos a analisar seu desempenho e identificar áreas de crescimento.

Esses componentes, aliados aos recursos didáticos adequados, proporcionam uma estrutura sólida para a metodologia baseada em projetos, promovendo a aprendizagem ativa, a autonomia dos alunos e a construção de conhecimento significativo.

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Profa. Márcia Loch


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