A avaliação da aprendizagem é uma ferramenta essencial para verificar se os estudantes estão alcançando os objetivos de aprendizagem estabelecidos pelos currículos escolares e/ou alcançando e desenvolvendo as competências, habilidades e atitudes previstos nos documentos legais e regulatórios. Tanto no ensino básico quanto no ensino superior, a avaliação é realizada de diversas maneiras, desde testes e provas escritas, mais tradicionais e muitas vezes exigindo apenas a memorização até projetos, situações problemas, estudos de caso, atividades em grupo e de campo e apresentações orais.

Para saber mais sobre o tema, acesse o curso online chamado: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | TIPOS DE QUESTÕES E FEEDBACK.

No ensino básico, a avaliação é geralmente mais centrada em avaliar o conhecimento adquirido pelos estudantes em áreas específicas, como matemática, ciências e língua portuguesa. Nesse sentido, as provas escritas são um método comum de avaliação, mas também são utilizados outros tipos de avaliação, como trabalhos em grupo, projetos, apresentações e avaliação contínua do desempenho dos estudantes. Pelo menos é o que se espera das escolas e respectivos professores! Minha grande dúvida neste processo é como será o processo avaliativo dos estudantes do ensino médio, com foco nas áreas de conhecimento e itinerários formativos com que devem se organizar a partir de quatro eixos estruturantes (Investigação Científica, Processos Criativos, Mediação e Intervenção Sociocultural e Empreendedorismo).

Já no ensino superior, a avaliação é mais abrangente, e além do conhecimento, busca avaliar a habilidade do estudante em aplicar o conhecimento em situações práticas e resolver problemas complexos. Além das provas escritas, a avaliação também é realizada por meio de trabalhos individuais ou em grupo, apresentações, seminários e projetos. As metodologias ativas são grandes aliadas neste processo de ensinar-aprender e avaliar.

Independentemente do nível de ensino, é importante que a avaliação da aprendizagem seja justa, confiável e válida, levando em consideração as diferentes habilidades e conhecimentos dos estudantes e garantindo que os resultados reflitam o desempenho real deles. Além disso, a avaliação deve ser utilizada como uma ferramenta para fornecer feedback aos estudantes sobre seu desempenho e ajudá-los a identificar áreas onde precisam melhorar.

Para saber mais sobre o tema, acesse o curso online chamado: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | TIPOS DE QUESTÕES E FEEDBACK.

Um abraço!

Profa. Márcia Loch

  • Pedagoga, Mestre em educação, Especialista em UX design, Especialista em gestão de projetos (em andamento).
  • 20 anos de experiência em educação básica e superior em todos os níveis e modalidades.
  • Principais áreas de atuação: Professora, tutora, palestrante, gerente de recursos didáticos, consulta para EJA, cursos profissionalizantes e assuntos regulatórios, diretora de EAD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*

Whatsapp