BNCC – As dez competências gerais da educação básica

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A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Referência nacional para a formulação dos currículos dos sistemas e das redes escolares dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e das propostas pedagógicas das instituições escolares, a BNCC integra a política nacional da Educação Básica e vai contribuir para o alinhamento de outras políticas e ações, em âmbito federal, estadual e municipal, referentes à formação de professores, à avaliação, à elaboração de conteúdos educacionais e aos critérios para a oferta de infraestrutura adequada para o pleno desenvolvimento da educação. Caberá a cada rede e estado da federação realizar os ajustes necessários para a adequação a este tão importante documento normativo.

Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

Trago aqui para seu conhecimento as dez competências gerais da educação básica que os estudantes precisam desenvolver ao longo da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

Na sua leitura pare, pense e reflita: as escolas que você conhece estão preparadas para isso? Como estão se organizando e planejando as mudanças para de forma progressiva aplicar o que está na norma? E as universidades, como tem preparado a formação dos professores que irão atuar neste novo contexto? Há algum movimento junto ao MEC, CNE e outros órgãos no sentido de revisar as políticas públicas de formação de professores? O caminho será árduo, mas entendo possível se todos os entes atuarem juntos para que a BNCC efetivamente seja aplicada.

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5. Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

A grande pergunta que fica é: hoje nossas escolas estão preparadas para que o estudante desenvolva estas competências elencadas acima?

Mudando um pouco o assunto, ao estudar o documento fiquei curiosa para saber quantas vezes a palavra protagonismo e avaliação/avaliar apareciam na BNCC. O resultado foi este: a palavra PROTAGONISMO aparece 46 vezes ao longo do texto. A palavra avaliação 29 vezes e o verbo avaliar outras 71 vezes.

Tendo relação direta ou não nos textos da BNCC entre avaliar e ser protagonista, é importante refletir aqui que o estudante só passará a ser protagonista quando os modelos e a prática tradicional com foco exclusivo em repassar conteúdos for substituída por práticas ativas de aprendizagem, com foco no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes.

Nos meus quatro cursos eu abordo de forma teórico-prático algumas possibilidades de metodologias ativas, novas formas de avaliar e se comunicar com empatia. Nos links abaixo você pode acessar a página de cada curso e saber mais sobre eles. Se fizer sentido para sua vida profissional, faça a inscrição e comece hoje mesmo a mudança que você deseja!

Página do curso Sala de aula invertida
Página do curso Aprendizagem baseada em projetos
Página do curso Comunicação não violenta
Página do curso Avaliação da aprendizagem

Referência

BNCC – Base Nacional Curricular Comum. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Prof. Márcia Loch

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