Trilha 2. A sala de aula invertida

Postado em 24 de junho de 2022

Na primeira trilha de aprendizagem do curso SALA DE AULA INVERTIDA vimos que o termo metodologia ativa não é novo, ele já vem há muito tempo sendo discutido por vários autores da área da Educação incluindo Vygotsky, Freire e Dewey, por exemplo. 

Na segunda trilha de aprendizagem do curso SALA DE AULA INVERTIDA, vamos detalhar o modelo e suas principais características. O termo flipped classroom potencializou-se em 2007 nos EUA, com os professores Jonathan Bergman, Karl Fisch e Aaron Sams. O propósito dos professores ao realizar a gravação de aulas e postar para os estudantes assistirem antes de ir para a aula presencial, foi ter mais tempo para os momentos presenciais para a resolução de atividades e trabalhos em grupos.

Com o passar do tempo, eles perceberam que professores e estudantes de outras escolas passaram a usar os vídeos que eles estavam produzindo para potencializar o tempo da sala de aula presencial e o estudo independente. E assim outros professores pelo mundo foram produzindo seus vídeos e revendo suas modelos e metodologias e implantando a SALA DE AULA INVERTIDA em suas aulas.

No entanto, precisamos estar atentos, pois a SALA DE AULA INVERTIDA não é simplesmente produzir e disponibilizar vídeos para os alunos assistirem em casa e irem para a aula fazer atividades práticas. É necessário realizar o planejamento do momento que o estudante vai realizar as atividades em sua casa e o que o estudante vai realizar no momento síncrono em sala de aula física ou virtual. 

Na terceira trilha de aprendizagem vamos falar sobre o planejamento reverso e vamos disponibilizar um template para você baixar e começar a elaborar o planejamento reverso com a utilização da sala de aula invertida! Neste momento vamos começar a atividade prática para a sua aplicação em sala de aula.

Não perca tempo, acesse agora!!!

SALA DE AULA INVERTIDA

Um abraço!

Márcia Loch

🟣 Me SIGA em todas as redes e acompanhe as novidades na minha página!
——————————————
– Página do curso:  https://hotm.art/PCdm4C
– Meu blog:  https://marciaconsultoria.com.br/blog/
– Minha página: https://marciaconsultoria.com.br/
– Instagram: https://www.instagram.com/marcia.loch.consultoria/
– Linkedin: https://www.linkedin.com/in/marcialoch/

🟣 Afinal, quem é Márcia Loch?
——————————————
Márcia Loch é natural de Rio Fortuna – SC e reside em Florianópolis – SC desde 1996. Cursou Pedagogia e mestrado em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina entre os anos de 1997 e 2003. No ano de 2021 finalizou o MBA em Gestão Estratégica de UX design pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo. Atua na área de educação digital e presencial em todos os níveis de ensino há mais de 20 anos. Ao longo da sua trajetória atuou em instituições como a UFSC, Unisul, Unigranrio, Sesi/SC, Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina e Escola de Governo de Santa Catarina (ENA), tendo ministrado palestra e formação de professores em mais de dez universidades no Brasil. Nestes mais de vinte anos de experiência profissional atuou em diversas áreas e frentes de trabalho, liderando equipes e projetos, sempre contribuindo de forma significativa e eficiente para a resolução de problemas e dores das instituições. Nossa empresa é voltada para três áreas: EAD e educação digital; formação de professores e implantação de projetos inovadores. Para saber mais acesse aqui.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

*

Whatsapp