Trilha 4: Estratégias para a sala de aula
Olá! Tudo bem?
Nesta trilha de aprendizagem do curso SALA DE AULA INVERTIDA, vamos conhecer e refletir sobre quatro metodologias ativas que poderão ser utilizadas pelo professor nos momentos síncronos junto com a aplicação da sala de aula invertida.
Peer instruction é uma metodologia desenvolvida pelo professor de Física da Universidade de Harvard (Estados Unidos), Eric Mazur. Traduzindo literalmente como “Instrução entre os Pares”, surgiu na década de 1990. Neste método, o professor disponibiliza recursos didáticos para que os alunos se preparem antes da aula (notem a plena sintonia com a sala de aula invertida). No momento síncrono, os alunos respondem a questões dirigidas sobre esse conteúdo previamente oferecido. Para estas respostas eles podem usar cartões, plaquinhas com as alternativas, aplicativos de múltipla escolha, formulários Google ou simplesmente levantar a mão. Considerando o feedback dos alunos às perguntas iniciais, a aula transcorre e o professor explica os conceitos e problemas do conteúdo proposto. No entanto, se a taxa de acertos for abaixo de 30%, o professor explica novamente os conceitos. Se a taxa for entre 30%-70%, o professor explica novamente o conteúdo e os alunos são incentivados a discutir com seus colegas (daí o termo Peer Instruction). Com isso, todos se engajam na resolução das questões. Terminando esta etapa, o professor pode seguir para o próximo teste. Importante destacar que o teste em si não pode ser conceitual ou mesmo de memorização. Elabore testes que sejam significativos e que requeiram do estudante aplicação, análise, comparação, avaliação etc.
A aprendizagem baseada em projetos é aquela que considero a mais adequada para os dias de hoje e cabe em qualquer nível, modalidade de ensino e área de conhecimento. É um método que traz para dentro da sala de aula problemas reais da sociedade. No vídeo vamos explicar os principais termos que fazem parte da ABP, mas gostaria de destacar a importância da participação dos alunos na escolha da âncora e da questão motriz. Quanto mais os estudantes participarem, mais significativo será para eles as entregas parciais e a entrega final. Logo teremos um novo curso sobre este assunto e então irei detalhar cada uma das etapas deste método.
O método 300 foi criado por Ricardo Fragelli. Ele utiliza uma estratégia didática que coloca o aluno como centro do processo educativo e os torna protagonistas do seu processo de aprendizagem e em colaboração com a aprendizagem dos colegas. Ao longo de cada uma das etapas há ajudantes e ajudados e estes deverão alcançar metas individuais e grupais.
Já o ensino por rotações de aprendizagem, nossa última metodologia, é outro exemplo de metodologia ativa que pode ser utilizada nos momentos síncronos pelos professores. Nela é necessário que a sala de aula física seja remodelada em pequenas células com as carteiras e cadeiras para que os estudantes possam em grupos, resolver pequenos problemas, casos ou atividades em cada estação.
Perceba que cada uma das metodologias podem ser usadas para os momentos síncronos da sala de aula invertida ou podem ser usadas sozinhas, sem o apoio da sala de aula invertida. Novamente, tudo vai depender da sua turma, disciplina, competências e habilidades que os estudantes devem desenvolver ao longo da trajetória acadêmica.
Não esqueça de deixar um comentário sobre este tema e também de postar o link do seu planejamento!
Um abraço!
Profa. Márcia Loch
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REFERÊNCIA:
Fragelli, Ricardo. Método trezentos: aprendizagem ativa e colaborativa, para além do conteúdo. Porto Alegre: Penso, 2019.