Trilha 3: Como planejar uma aula invertida
Olá pessoal!
Todos nós sabemos que o planejamento educacional é importantíssimo para a gestão efetiva de uma IES e para o sucesso do ensino e da aprendizagem. Quando pensamos em planejamento mais geral das políticas, das premissas e das estratégias de gestão de uma instituição, lembramos do plano de desenvolvimento institucional (PDI), por exemplo, ou de projetos políticos pedagógicos (PPP), quando lembramos do ensino básico.
Quando pensamos no nível de curso, temos de forma geral, o projeto pedagógico de curso e os planos de ensino. De forma geral, é o plano de ensino, independente da modalidade e do nível, o principal documento que envolve o planejamento pedagógico do professor naquela respectiva disciplina e curso. Como o próprio nome diz – plano de ENSINO – tem como foco o que será ensinado e não o que será aprendido.
Nesta trilha de aprendizagem eu irei apresentar para vocês uma nova forma de planejar suas respectivas disciplinas ou cursos. Este planejamento se chama: planejamento reverso. No planejamento normal, muitas vezes o professor já sabe a ementa e os conteúdos da sua disciplina e foca nestes aspectos para organizar suas aulas, recursos didáticos, metodologias e avaliações.
O planejamento reverso muda esta lógica, afirma que é importante que o professor tenha claro quais são as competências e as habilidades que os estudantes precisaram desenvolver ao longo daquela respectiva disciplina. Tendo bem claro as competências e as habilidades é necessário que o professor pense quais serão as estratégias e os processos de avaliação da aprendizagem que irá usar. Como última etapa do planejamento reverso, o professor vai pensar e planejar quais serão as metodologias, os métodos e os recursos didáticos necessários para o estudante alcançar e desenvolver as habilidades e as competências por meio dos instrumentos de avaliação que serão aplicados.
Todo esse processo de planejamento poderá ser feito no template que elaborei e deixei no curso SALA DE AULA INVERTIDA.
Acesse agora a página do curso e por apenas R$ 49,90 comece a mudar suas estratégias de ensino-aprendizagem!
Um abraço e sucesso!
🟣 Me SIGA em todas as redes e acompanhe as novidades na minha página!
——————————————
– Página do curso: https://hotm.art/PCdm4C
– Minha página: https://marciaconsultoria.com.br/
– Instagram: https://www.instagram.com/marcia.loch.consultoria/
– Linkedin: https://www.linkedin.com/in/marcialoch/
🟣 Afinal, quem é Márcia Loch?
——————————————
Márcia Loch é natural de Rio Fortuna – SC e reside em Florianópolis – SC desde 1996. Cursou Pedagogia e mestrado em Educação na Universidade Federal de Santa Catarina entre os anos de 1997 e 2003. No ano de 2021 finalizou o MBA em Gestão Estratégica de UX design pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo. Atua na área de educação digital e presencial em todos os níveis de ensino há mais de 20 anos. Ao longo da sua trajetória atuou em instituições como UFSC, Unisul, Unigranrio, Sesi/SC, Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina e Escola de Governo de Santa Catarina (ENA), tendo ministrado palestra e formação de professores para dezenas de universidades no Brasil. Nestes mais de vinte anos de experiência profissional atuou em diversas áreas e frentes de trabalho, liderando equipes e projetos, sempre contribuindo de forma significativa e eficiente para a resolução de problemas e dores das instituições. Nossa empresa é voltada para três áreas: EAD e educação digital; formação de professores e implantação de projetos inovadores. Para saber mais acesse aqui.
REFERÊNCIA
Wiggins, Grant. Planejamento para a compreensão: alinhando currículo, avaliação e ensino por meio do planejamento reverso [recurso eletrônico] / Grant Wiggins, Jay McTighe ; tradução Sandra Maria Mallmann da Rosa ; revisão técnica : Bárbara Barbosa Born, Andréa Schmitz Boccia. – 2. ed. (ampliada). – Porto Alegre : Penso, 2019. E-pub.