Por que inverter a aula? – Razão 4 e 5
A inversão intensifica a interação aluno-professor
Uma afirmação que ouvimos com frequência é mais ou menos a seguinte: “Este é um ótimo método para o ensino on-line, mas não quero substituir minha sala de aula por cursos on-line.” No entanto, a inversão possibilita um contato maior entre professores e estudantes dentro de sala de aula síncrona (presencial ou digital), pois o foco no momento síncrono é o ensino-aprendizagem colaborativo e ativo e não a transmissão de conteúdos pelo professor, como ocorre na maioria das nossas salas de aula física ou digitais.
A inversão cria condições para que os professores explorem a tecnologia e melhorem a interação com os estudantes. O modelo de sala de aula invertida deve estar claro para os estudantes, pais e gestores escolares. Não estamos defendendo a substituição das salas de aula e dos professores de salas de aula pelo ensino-aprendizagem online. Na verdade, acreditamos que a inversão da sala de aula promove a fusão ideal do processo ensino-aprendizagem, onde parte dos conteúdos é online e parte presencial, ou seja, este método é efetivamente o modelo “híbrido”, tão falado durante a pandemia da Covid-19 pelo mundo a fora.
Atualmente, com o avanço das tecnologia e sua disseminação junto às pessoas de todas as classes sociais, cada vez mais os professores estão criando seus canais no YouTube, TikTok, Instagram, Blog, Facebook, Telegram etc. divulgando e compartilhando suas produções. Estes avanços requerem estudo, dedicação e prática do professor, mas ao mesmo tempo possibilita aos estudantes ter contato com explicações e pontos de vista de diversos professores espalhados pelo globo!
A inversão possibilita que os professores conheçam melhor seus estudantes
Nós, professores, estamos na escola não só para ensinar o currículo, mas também para inspirar, encorajar, ouvir e transmitir uma visão a nossos alunos. E isso acontece no contexto de nossas interações. Desenvolvemos essas relações antes mesmo de invertermos a sala de aula, mas a inversão fortalece ainda mais os laços. Isso é consequência da maior interação professor-estudante. Sobra tempo na sala de aula para acompanhar os estudantes e os grupos nos projetos e atividades práticas e perceber as dificuldades, as facilidades e se necessário mudar a rota do que foi planejado.
Na sala de aula tradicional, tendo o foco no conteúdo e na metodologia expositiva do professor, não sobra muito tempo para atividades colaborativas, pois o tempo da disciplina é quase que exclusivamente dedicado ao tempo de exposição de conteúdos e muitas vezes deslocados da realidade dos estudantes.
Gostou das reflexões? Vem comigo no curso SALA DE AULA INVERTIDA que te explico como aplicar esta metodologia na sua prática pedagógica!
Um abraço.
Profa. Márcia Loch
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Referência
BERGMANN, Jonathan; SAMS, Aaron. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2018.